sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Perfis de usuários de milhas

Que bom, nosso primeiro post surtiu um belo efeito, amigos deram feedbacks pessoalmente, indicaram outras pessoas para serem nossos amigos no facebook e a assinarem o blog. O mais importante e que nos deixou muito feliz foi o fato de que muitos de nossos amigos acumulam suas milhas para emitir bilhetes internacionais em suas viagens de férias. É verdade, não há objetivo melhor do que este no acúmulo de milhas. Para este perfil de acumulador então vale a pena lembrar que quanto mais se usa o Cartão de Crédito e se consome produtos de empresas que participam de programas de milhagens, mais pontos se acumularão, facilitando a aquisição das passagens. Viajar em baixa temporada faz com que os preços e a quantidade de milhas fiquem reduzidos. Quanto mais cedo você conseguir se programar, mais vantagens obterá nas passagens e nos hotéis.


Algumas pessoas ignoram os programas de milhagem, tratando-se do que podemos chamar de desligados no assunto. Podemos então classificar um grande grupo de Acumuladores de milhas, que são as pessoas que sabem dos programas de milhas e tem seus motivos para acumulá-las. Este grande grupo, por sua vez, é dividido em 3 perfis, sendo:

1.       Viajantes: Normalmente este grupo não está preocupados em vender milhas, mas sim atingir seu ideais culturais e/ou de repouso;

2.       Vendedores: as pessoas deste grupo normalmente ficam muito felizes em “fazer” um dinheirinho extra e reduções de despesas e economia de supérfluos são muito importantes;

3.       Especialistas: este perfil é da pessoa que consegue acumular milhas suficientes para suas viagens e ainda consegue vender milhas adicionais em situações onde se obter vantagens comprando o produto ou a passagem.

Em todos os grupos de acumuladores, se tem a característica de fazer milhas e neste ponto algumas observações são bastante aproveitáveis:

1.       Pagar tudo o possível com Cartão de Crédito (lembre-se do uso consciente versus uso inteligente tratado no post anterior), deixando o dinheiro que se iria usar aplicado em algo seguro e de curto prazo;

2.       Use cartões de créditos com fator de conversão alto, com pelo menos 1,5 milhas por dólar gasto. Os fatores e conversão normalmente variam entre 1.0 e 2.0 milhas por dólar;

3.       Se o preço for equivalente, optar por empresas que acumulem milhas;

4.       Evitar usar suas milhas em passagens aéreas de curta distância, às vezes vale a pena comprar passagens muito baratas e não usar as milhas, acumulando novas milhas;

A aquisição de combustível é um grande exemplo onde se tem vantagem em pagar no Cartão de Crédito. Algumas vantagens são:

1.       Ao adiar a saída de dinheiro de sua conta, este pode ficar aplicado por até 40 dias, podendo lhe trazer um rendimento de quase 1% deste valor. Obviamente este percentual dependerá da época, da instituição e das datas da despesa e do pagamento da fatura;

2.       O cartão de crédito lhe dará milhas referentes à despesa. Mesmo que se diga que o gasto com combustível é pequeno, o costume de uso do cartão acumulará suas despesas e gerará um bom número de milhas;

3.       Uma grande rede nacional de combustível fornece pontos que podem ser transferidos para um dos programas de milhagem (há custo), fazendo com que se aumente ainda mais a quantidade de milhas acumuladas.

Abaixo colocamos um esquema simplificado para compreensão das oportunidades existentes em acumulação de milhas, onde temos exemplos de companhias aéreas e seus planos de milhagem e fontes geradoras de milhas. Obviamente não temos ligação alguma com as empresas abaixo e estas servem apenas como exemplos. As fontes também não se limitam a este grupo, como dissemos, este é apenas um exemplo.

 
Então amigos, prestem bastante atenção nesta oportunidade, sugerimos que todos sejam acumuladores de milhas e cada um decida se será um viajante, um vendedor ou um especialista no assunto. Esta concepção de acumulação de milhas é muito comum, muito mais do que se imagina. Um grande grupo pessoas que conheço é viajante e poucos são vendedores de milhas, mas conhecemos também pessoas desligadas, basta você decidir qual o seu perfil.
Em nossa página no Facebook, colocamos uma pergunta sobre o seu perfil. Os resultados consolidados serão apresentados  brevemente.

Um comentário: